QUEM SOMOS

Quem Somos? Quando leio esses links nos sites, reflito: "é exatamente isso que desejaríamos saber!" Conhecermo-nos plenamente! Mas sabemos que esta tarefa é árdua, inesgotável, praticamente inevitável e certamente recompensadora!  Gostaria de iniciar esse suposto saber bem deste jeito, deixando claro que o quanto mais achamos saber de nós mesmos, não faz justiça ao quanto nos ignoramos!

         Posso dizer que o desejo pela psicologia analítica ocorreu muito cedo em minha vida, a sensação é realmente a de ter sido escolhido por ela e não o contrário. Atraído por este campo de saber, lembrei-me do seguinte episódio: certo dia, ainda com 13 anos de idade e maravilhado com o desconhecido, entrei em uma livraria, não sabia bem o que buscava, e dentre os inúmeros títulos esotéricos e espirituais, havia um livro que me chamou atenção, A Chave do Reino Interior de Robert A. Johnson. Comprei o livro, li e confesso que compreendi quase nada. Acabei emprestando este livro e o perdi. Recentemente o reencontrei na estante de uma colega, onde tinha meu consultório, o livro é dela, mas o reencontro com o livro foi meu. Pude lê-lo novamente, desta vez com maior profundidade de compreensão. Esses encontros, desencontros e reencontros compõem nossas trajetórias de vida, nossas sincronyas.

 

    

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

     A graduação em Psicologia acabou sendo meu caminho natural e a linha junguiana já me era predileta. Deparei-me com poucos cursos, palestras e disciplinas sobre o assunto na faculdade, e isso só fez meu fascínio crescer. Adquiri as Obras Completas de C. G. Jung em 1999, em São Paulo, num estande da editora vozes. Uma caixa cheia de promessas, de saberes e descobertas me acompanhou no ônibus de volta. Ali cravou-se a bandeira de minha pátria interior, acredito que é assim que vivencio a Psicologia Analítica, quase como a teoria dos conjuntos da matemática, onde todos os outros campos do saber ali se encontram. Dali em diante meus passos levaram-me a Curitiba, com aprimoramentos, cursos, a tão sonhada pós-graduação em psicologia analítica pela PUC-PR (2004-2006) e em 2015, ingressei na tão sonhada Formação de Analista pelo Instituto Junguiano do Paraná.

 

     Meu desejo caminha pela atuação clínica, o autoconhecimento e o compartilhar deste saber através de cursos e conversas sobre o assunto, expandindo e contribuindo para a compreensão da psique como uma gota que se eleva no oceano do saber coletivo.

     

Março de 2019

Individuação (O Livro Vermelho)